Em íntegra: Veja agora alguns dos nossos primeiros experimentos que inspiraram a construção do nosso projeto

Experimentos para a IV FCT da UPE

 

Durante a manhã do sábado, 21 de setembro de 2024, foram registrados alguns experimentos que virão a fazer parte de uma estação interativa sobre educação ambiental e sustentabilidade, dentro de uma feira de ciências que trata de inclusão, saberes e tecnologias sociais. Os experimentos envolveram diversos métodos, através da reciclagem, de mostrar coisas a respeito da ciência e o funcionamento das tecnologias.

Um dos experimentos, trata de um sistema eólico que transforma energia eólica em energia elétrica através do uso de um pequeno motor de um aparelho automotivo de CD. O mecanismo utiliza também uma hélice que foi inteiramente feita com plástico de uma garrafa de vinagre. Também foram utilizados uma garrafa de óleo, dois pequenos pedaços de tubo de caneta e palito para fazer a estrutura do gerador. O sistema pode ser testado utilizando um ventilador que sopra contra a hélice. O vento, rotaciona o eixo do motor elétrico, que em seu interior proporciona a variação de um campo magnético ao redor de uma bobina, gerando energia elétrica. A intensidade da corrente elétrica é baixa, pelo porte do motor que possui em seu interior fios muito finos de cobre. Já a diferença de potencial, não passou de 1,3 Volts. O valor foi medido utilizando um multímetro, analisando a variação da tensão de acordo com a intensidade do vento e a direção. Diversos fatores influenciam nesse valor, entre eles o formato da hélice, o porte do motor e a velocidade com que ele gira. As hélices precisam ser mais longas e possuir um recorte que dê aerodinâmica ao esquema, a fim de aumentar a velocidade com a qual o eixo gira. Abaixo, segue a imagem do esquema que foi construído:










Mudanças devem ser realizadas para que o esquema consiga atingir potencial de ligar luzes ou circuitos eletrônicos: O tipo do motor, o formato da hélice e o seu tamanho. É importante que sejam utilizados recursos que sejam feitos de materiais reciclados.

Com o esquema construído, é possível falar dos processos de geração de energia elétrica dentro de instituições de ensino, de modo sustentável e prático. Além de ser um sistema de fácil construção, possibilitando que crianças também possam fazer e entender como funcionam as usinas eólicas.

Outro experimento realizado, foi a construção de um termômetro a álcool. Esse termômetro foi construído usando um pequeno recipiente plástico de tinta de tecido e um tubo de caneta. É uma experiência muito simples e que explica como a variação de temperatura pode causar a dilatação de substâncias. A seguir, imagens do esquema que foi realizado:










O esquema funcionou perfeitamente, e não precisará passar por mudanças. É de simples construção e utiliza materiais reciclados. O único item não reciclado, é o álcool. Mas mesmo assim, o item pode ser utilizado para explicar o fenômeno físico da dilatação e como a temperatura pode influenciar em medidas.

Enfim, todos os experimentos realizados evidenciam a importância e a utilidade da educação ambiental no ensino de ciências básicas para crianças e adolescentes. Os esquemas apresentados acima, foram facilmente realizados. Podem ser ministrados por professores, e podem ser realizados com segurança por este público. Enfim, esses são alguns dos experimentos que fazem parte de nossa estação interativa sobre educação ambiental. Suas influências se relacionam com métodos de educação e sustentabilidade, incentivando a criatividade e a conscientização do público sobre o descarte e o uso de materiais que podem servir para ensinar novas coisas.

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